top of page
Foto do escritorEmpresa Salus Jr

Desmitificando a Low Carb: benefícios e cuidados com a dieta da moda

Atualizado: 4 de fev. de 2021


Proteínas, gorduras e carboidratos são os três macronutrientes essenciais para a sobrevivência humana. Este último é especialmente crucial, pois é a primeira fonte de energia do corpo.


Essa energia será retirada do alimento pelo sistema digestivo em forma de glicose. Essa substância, quando acumulada por excesso de consumo, fica armazenada no organismo como triacilglicerol - aquela gordurinha indesejável.


Nesse embalo, as dietas Low Carb estão cada vez mais em evidência por restringirem ao máximo esse macronutriente das dietas para um emagrecimento rápido e eficaz, propondo uma baixa ingestão de carboidratos. No entanto, apesar de ser muito eficiente na eliminação do excesso de gordura corporal, se feita de maneira errada, essa dieta pode trazer perigos sérios à saúde humana.


Por isso, nós viemos, por meio deste post, esclarecer e alertar sobre os benefícios e perigos do Low Carb.



1) O QUE PROPÕE A DIETA LOW CARB?


Alimentos com alto teor de carboidrato são abundantes nos pratos de grande parte das culturas ao redor do mundo – a exemplo do arroz, feijão, massas, pães, biscoitos, dentre outros -, são as fontes de energéticas mais consumidas todos os dias. Sendo assim, o plano Low Carb envolve diminuir esse macronutriente ao máximo, e, em contrapartida, aumentar a ingestão dos dois outros, as gorduras e as proteínas, que também são fontes energéticas, porém secundárias do corpo, para promover um rápido emagrecimento.



2) VANTAGENS DO LOW CARB


  • LIPÓLISE DE GORDURAS

Por falta da sua fonte primária de glicose, os carboidratos, o corpo vão passar a consumir as gorduras (ácidos graxos) acumuladas no organismo em busca dessa glicose, em um processo chamado de lipólise – o que vai promover um rápido emagrecimento do indivíduo.


  • SENSAÇÃO DE SACIEDADE

Outro mecanismo em evidência que vale destacar é que por serem mais fibrosos e densos, as proteínas e gorduras, em comparação aos carboidratos, demoram mais de serem digeridos no organismo, consequentemente, diminuindo a sensação de fome de uma pessoa. Isso vai manter a saciedade do indivíduo por mais tempo, o que vai fazer com que ele tenha menos vontade de comer. Essa cadeia de acontecimentos vai acarretar em um menor consumo de calorias e por influência disso, o emagrecimento.


  • BOA OPÇÃO PARA DIABÉTICOS

Para os indivíduos diabéticos, essa dieta também pode ser uma boa pedida para controlar os níveis de glicose no sangue, já que a fonte primária do organismo estará sendo restringida. No entanto, lembre-se, sempre consulte o seu médico ou nutricionista antes de começar qualquer dieta!



3) QUAIS SÃO OS CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS


Antes de começar essa dieta você deve consultar o seu médico, pois se feita de forma incorreta, o Low Carb pode trazer preocupantes danos a sua saúde! Algumas dessas possíveis alterações são:


  • FORMAÇÃO DE CORPOS CETÔNICOS

A quebra de gordura (ácidos graxos) para a produção de glicose, por falta da fonte primária, os carboidratos, pode levar a formação de corpos cetônicos, que são produtos metabólicos relativamente preocupantes. Essas substâncias podem ser intoxicantes, causando sintomas, como irritação, enjoo, dor de cabeça, desmaios, tremedeiras, dentre outros.


  • PERDA DE MASSA MUSCULAR

Além disso, por estar restrito da sua fonte de energia primária, o corpo vai passar a usar proteínas, principais componentes dos músculos, como fonte de energia, levando a uma perda da massa muscular.


  • ALTERAÇÕES DE HUMOR

O carboidrato é o macronutriente favorito do cérebro por ser a fonte principal de energia do corpo. Portanto, a insuficiente ingestão desse nutriente pode causar uma baixa na secreção de hormônios, principalmente aqueles que envolvem a sensação de bem estar, como serotonina e endorfina, pelo suprimento inadequado de glicose a esse órgão tão vital.



 

Por fim, gostaríamos de ressaltar mais uma vez: sempre procurem ajuda profissional antes de começar uma nova dieta como essa. Como vimos acima, existem muitos benefícios, de fato, porém os riscos são consideráveis.

Lembrem-se que não há conquista mais preciosa que uma boa saúde!



REFERÊNCIAS:

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/18196-carboidratos


https://www.uol.com.br/vivabem/alimentacao/dieta/dieta-low-carb-veja-como-funciona-e-quais-alimentos-sao-permitidos


https://revolucaoketo.com/o-que-sao-corpos-cetonicos-o-que-e-cetogenese/


33 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page