top of page
Foto do escritorEmpresa Salus Jr

Alimentos funcionais: o que são e quais os benefícios de consumi-los?


Figura 1

"Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio" disse Hipócrates, o pai da medicina, há mais de 2000 anos – uma época na qual ainda não se sabia a importância clara de uma boa alimentação.


Por coincidência ou não, essa fala se reflete na modernidade, tempo qual o aumento de doenças por conta de consumo excessivo de alimentos industrializados, repletos de gorduras e sódio, têm levado a população a procurar por comidas mais saudáveis para ganho de melhor qualidade de vida.


Nesse contexto, os chamados alimentos funcionais cumprem esse papel perfeitamente, pois além de serem muito nutritivos eles têm benefícios extras ao organismo, como reduzir o risco do desenvolvimento de diversas patologias, sendo as principais câncer, diabetes, hipertensão, dentre outras.


Segundo o conceito criado pelo Comitê de Alimentos e Nutrição do Instituto de Medicina da FNB (Federação Náutica de Brasília), alimentos funcionais são:

Qualquer alimento ou ingrediente que possa proporcionar um benefício à saúde, além dos nutrientes tradicionais que eles contêm.


É preciso lembrar que para que tenham efeito, esses alimentos precisam ser consumidos regularmente e devem estar inclusos em uma dieta equilibrada, não adianta comê-los uma vez ou outra se na maior parte do tempo a base alimentar do individuo é composta por frituras, massas, refrigerantes, e outras iguarias clássicas da cultura moderna – os efeitos medicinais desses alimentos simplesmente não vão aparecer como desejado.


Ainda, segundo normas da ANVISA, para um alimento ser considerado funcional, ele deve ser uma comida convencional – simples e consumida no dia-a-dia -, deve ser de composição natural, em sua maior parte, como por exemplo, os leites aditivados com ômega-3. Também, precisam ter efeitos fisiológicos e metabólicos, além dos nutritivos, comprovados cientificamente.


Abaixo, trouxemos 5 tipos de alimentos funcionais que podem, caro leitor, tornar a sua vida cada vez mais saudável:

 

1) ISOFLAVONAS


São suplementos orgânicos, bastante encontrados em produtos de origem vegetal.


Seus efeitos anticancerígenos e o fato dessa substância ser considerada um estrógeno natural – atenua sintomas da menopausa, como calafrios, calor excessivo e etc – a torna uma ótima aliada para construção de uma dieta balanceada.


  • Onde encontrar: Soja e seus derivados.


Figura 2


2) ÔMEGA 3


Os efeitos positivos do ômega 3 para o bom funcionamento fisiológico são inúmeros, mas os principais são:


  1. Controle do LDL – colesterol “ruim” e dos triglicerídeos, gorduras que podem entupir artérias do coração;

  2. Possui efeitos anti-inflamatórios;

  3. Fundamental para desenvolvimento do cérebro, pois estimula a produção de enzimas relacionadas ao processo de aprendizado;

  4. Preveni aparecimento de doenças cardíacas e câncer;

  5. Essencial no combate ao Alzheimer.

  • Onde encontrar: Peixes e frutos do mar, linhaça, óleos vegetais, abacate.


Figura 3


3) FLAVONÓIDES


São substâncias muito nutritivas com uma série de benefícios medicinais que são encontradas facilmente em frutas cítricas comuns do cotidiano.


Figura 4

Os flavonoides possuem propriedades anticancerígenas, ajudam a combater inflamações e são antioxidantes – captam radicais livres no corpo que aceleram processo de envelhecimento, também têm função na proteção de órgãos, já que estimulam a produção de enzimas que eliminam elementos tóxicos do organismo.

  • Onde encontrar: Frutas cítricas, principalmente uvas, soja, pimentão, tomate, dentre outros.


4) FIBRAS


São carboidratos complexos que contribuem para a redução da pressão arterial e diminuem o risco do desenvolvimento de vários cânceres, sendo o principal o de cólon. Também ajudam no controle da glicemia e dão maior sensação de saciedade que outros tipos de alimentos, ou seja, mantém o individuo sem fome por mais tempo.


Essas características fazem das fibras, alimentos ideais para quem faz dietas restritivas para perda de peso e para diabéticos, pois elas auxiliam no controle do colesterol.


  • Onde encontrar: Cereais, especialmente, aveia e trigo, leguminosas, grãos naturais, como feijão, ervilhas, dentre outros.


Figura 5


5) TANINOS


São substâncias fenólicas consideradas ótimos antioxidantes e antissépticos – auxiliam no funcionamento do sistema de defesa humano.


Os taninos são responsáveis por aquele gosto “seco” de alguns alimentos, como o caju, por exemplo.

Figura 6


  • Onde encontrar: Maçã, caju, uva, soja, manjericão, laranja, dentre outro.



 

REFERÊNCIAS


MORAES, F. P.; COLLA, L. M. Alimentos funcionais e nutracêuticos: definições, legislação e benefícios à saúde. Revista Eletrônica de Farmácia, v. 3, n. 2, p. 109-122. 2006.


VIDAL, A. M.; DIAS, D. O.; MARTINS, E. S. M.; OLIVEIRA, R. S.; NASCIMENTO, R. M. S.; CORREIA, M. G. S. A ingestão de Alimentos Funcionais e sua contribuição para a diminuição da incidência de doenças. Cadernos de Graduação Ciências Biológicas e da Saúde, vol. 1, n. 15, 2011.


https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/alimentos-funcionais-o-que-sao-e-para-que-servem#:~:text=Alimentos%20funcionais%20s%C3%A3o%20alimentos%20ou,c%C3%A2ncer%20e%20diabetes%2C%20entre%20outras


https://www.einstein.br/noticias/noticia/alimentos-funcionais


https://www.tuasaude.com/isoflavona-de-soja/



REFERÊNCIAS IMAGÉTICAS


Figura 1: https://portalmangabeira.com.br/wp-content/uploads/2018/05/nuti%C3%A7%C3%A3o-diabete.png


Figura 2: https://1.bp.blogspot.com/-KjWvU6pLl4Y/Wa78v8tgldI/AAAAAAAARhk/59GHUU2ctU4TPEqNTijSks4evhrHFtt9gCLcBGAs/s640/isoflavonas.jpg


Figura 3: https://img.freepik.com/fotos-gratis/fontes-alimentares-de-omega-3-e-omega-6-vista-superior-alimentos-ricos-em-acidos-graxos-incluindo-vegetais-frutos-do-mar-nozes-e-sementes_118925-1377.jpg?size=626&ext=jpg


Figura 4: https://media-manager.noticiasaominuto.com/1920/naom_56c2ddd6c2c2b.jpg


Figura 5: https://blogpratocheio.files.wordpress.com/2013/05/fibrasima.jpg


Figura 6: https://i0.wp.com/bernadetealves.com/wp-content/uploads/2021/02/Tanino-presente-em-vinho-pode-inibir-infeccoes-por-Covid-19-beneficio-Bernadete-Alves.jpg?fit=888%2C543&ssl=1

26 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page