top of page
Foto do escritorEmpresa Salus Jr

A diferença entre alimentos diet x light




Cotidiano corrido, necessidade de uma vida saudável e mudança nos padrões estéticos, todos esses fatores estão fazendo com que a procura da população por alimentos diet e light aumente cada vez mais.


Muitos indivíduos não sabem distinguir a diferença entre eles, porém não são sinônimos. O elo entre eles está no fato que ambos os produtos são alimentos para “fins especiais”, como conceitua a Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Significa que esses alimentos passam por modificações em determinados componentes de suas estruturas no momento da produção, sendo essa alteração a restrição ou eliminação completa de determinado nutriente do alimento.


Nesse aspecto, a rotulagem nutricional é essencialmente importante nesse ramo, visto que são alimentos direcionados a indivíduos com necessidades fisiológicas específicas ou em dietas restritivas.


A ausência ou erros informativos nos rótulos de produtos constitui uma grave infração no direito do consumidor e pode acarretar problemas de saúde para indivíduos com necessidades especiais, como portadores de doenças metabólicas, já que esses estarão consumindo substâncias presentes no alimento prejudiciais para suas condições por conta de informações incorretas.

 

1) ALIMENTOS DIET


São produtos direcionados a indivíduos que possuem necessidades alimentícias especiais, como diabéticos, hipertensos, portadores de fenilcetonúria e etc. Nos alimentos diet determinado nutriente é eliminado ou diminuído a quantidades mínimas da composição do produto, podendo ser essa restrição de açúcares, carboidratos, sódio, proteínas, ou outro nutriente específico.


Nessa classe de alimentos, não é permitida a inclusão de aditivos, mas é autorizada a existência de certas substâncias naturais da comida – açúcares, como a frutose, por exemplo. Já para os diets restritos especificamente em gorduras ou carboidratos é permitida a presença de cerca de 0,5 gramas desses nutrientes para cada 100 gramas do produto, de acordo com a Portaria nº 29 de 13 de janeiro de 1998.



Ressaltando que não haverá necessariamente a diminuição do teor de calorias desses alimentos por conta da exclusão ou diminuição de um nutriente especifico, pois é possível que se adicione uma quantidade maior de determinada substância alimentícia para compensar a falta de outra, mantendo assim o teor calórico do produto.


Por isso, alimentos diet não são ideais para pessoas que desejam emagrecer.


2) ALIMENTOS LIGHT


Diferente dos diets, essa classe de alimentos é ideal para quem deseja emagrecer já que esses produtos possuem redução de, no mínimo, 25% de calorias ou de certo nutriente, em relação à composição do produto original. Além disso, essa redução pode ocorrer em mais de um nutriente do produto ao mesmo tempo.


Esses alimentos não são indicados para pessoas que têm alguma condição alimentícia especial, como hipertensos e diabéticos, porque, na maioria das vezes, para compensar a retirada de uma substância há a adição de outra com fins de conservar a textura e sabor.



REFERÊNCIAS


GARCIA, P. P; CARVALHO, L. P. Análise da rotulagem nutricional de alimentos diet e light. Campo Grande, v. 15, n.4, p. 89-103, março. 2011.


SANTOS, A. G; LIMA, J. C; CARDOSO, N. da S. Alimentos diet e light: uma abordagem no ensino fundamental. Curitiba, v. 6, n.11, novembro. 2020.


SILVA, M. G. da., FURTADO, S. T. de F. Diet ou light: Qual a diferença? Química Nova na Escola., v., n. 21, p. 14-16, 2005.


REFERÊNCIAS IMAGÉTICAS


FIGURA 1

https://rsaude.com.br/img/noticias/g/nutricao-funcional-21022018143


FIGURA 2 https://1.bp.blogspot.com/_Ibh6dZkzlZc/RoM6m0OAaTI/AAAAAAAAAAs/PNCdQ2YglzE/s400/label+food.jpg

21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page