top of page
Foto do escritorEmpresa Salus Jr

Pensando em participar de uma Empresa Júnior? Veja quais são os benefícios!



Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, em um cenário atual de desemprego e crescimento ascendente do emprego informal, as Empresas Júniores chegam como uma interessante alternativa. Com o objetivo de inserir alunos do ensino superior das mais diversas áreas do conhecimento, no ambiente do mundo corporativo, estimulando o aprendizado prático e o desenvolvimento pessoal do indivíduo.


Contudo, apesar do Brasil ter sido o primeiro país do mundo a regular Empresas Júniores, através da lei 13.267 de 2016, ainda há um desconhecimento grande por parte da população e dos próprios alunos de graduação quanto ao funcionamento de uma empresa júnior. Por isso, viemos por meio desse post mostrar os benefícios de se participar desse movimento durante a sua graduação.



1) VANTAGEM COMPETITIVA


A Brasil Júnior, organização que representa Empresas Júniores de todo o país, conceitua Empresa Júnior como:


“Associação civil, sem fins econômicos, constituída e gerida exclusivamente por alunos de graduação de estabelecimentos de ensino superior que presta serviços e desenvolve projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, nas suas áreas de atuação, sob a orientação de professores ou profissionais de mercado”


Isso quer dizer que, associado a uma universidade e sem fins lucrativos, o ambiente da Empresa Júnior busca simular uma corporação de verdade, possuindo hierarquia, normas e obrigações para os membros bem definidas.


Nesse sentindo, o aluno que participa, ativamente, de uma organização como essa, desenvolverá habilidades e competências desejadas pelo mercado de trabalho e suas exigências. Em virtude da constante mudança dos avanços tecnológicos da modernidade e, dando vantagem a esse indivíduo em relação a um ambiente competitivo.



2) APRENDIZADO PRÁTICO


A Empresa Júnior funciona como extensão universitária, em teoria, trazendo à prática parte do que o aluno aprendeu em sala de aula. Assim, além de transformar seu conhecimento em ação concreta, esse indivíduo estará fazendo parte de uma experiência de ensino ativa, na qual o assunto visto em aula não se torna apenas parte de um processo de acumulo de informação, mas sim frutos dos quais a sociedade local pode desfrutar.


O principal motivo é que, uma das principais propostas das empresas júniores é fornecer serviços de qualidade e baixo custo, tendo retorno do investimento público para população, assim sendo cumpridos um dos papéis sociais das universidades no país.



3) INSERÇÃO NA VIDA PROFISSIONAL


Como dito nos tópicos anteriores, a vivência nas Empresas Júniores capacita acadêmicos para o mercado, com experiência prática e aplicação de conhecimentos teóricos para a resolução de problemas.


Além disso, essa participação também já pode ser vista como um meio de inserção direto na vida profissional. Uma vez submetido às normas de uma empresa, o aluno desenvolverá senso de responsabilidade, principalmente para o cumprimento de tarefas e prazos. Com isso, é possível aprimorar sua criatividade, já que para se manter uma Empresa Júnior os membros precisarão de renda, e com isso, necessita-se da venda de novos projetos e serviços.



4) DESENVOLVIMENTO PESSOAL


Participar do movimento Empresa Júnior torna-se benéfico para a vida profissional e pessoal, pois o indivíduo entra em contato com problemas do mundo real e busca soluções para resolvê-los, desenvolvendo habilidades, como:


· Proatividade e visão empreendedora;


· Aperfeiçoamento do pensamento crítico;


· Capacidade para trabalhar sob pressão e com prazos apertados;


· Aprimoramento de habilidades sociais e de comunicação, já que o individuo estará constantemente trabalhando em grupo;


· Desenvolvimento de capacidade de negociação para vendas.


Vai ficar de fora desse movimento mesmo com todos esses benefícios? Veja nas redes sociais da sua universidade se existem vagas para Empresa Júnior local e, não perca essa oportunidade!


Se você é da Universidade Federal da Bahia, em Salvador, venha para Salus Jr, estamos com processo seletivo aberto.


REFERÊNCIAS


https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/empresa-junior-o-que-e-e-como-funciona,e3a048ae422fe510VgnVCM1000004c00210aRCRD


https://brasiljunior.org.br/conteudos/como-funciona-uma-empresa-junior-descubra-agora


ZILIOTTO, Denise; BERTI, Ariete. A aprendizagem do aluno inserido em empresa júnior. Revista Conexão UEPG, vol. 8, núm. 2, dezembro, 2012, pp. 210-217. Universidade Estadual de Ponta Grossa Ponta Grossa, Brasil.


REFERÊNCIAS IMAGÉTICAS


Figura 1


https://www.uva.br/sites/default/files/styles/news_detail_slider/public/equipe.png?itok=sC2Y5CKq

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page